Uma noite com muita música vai marcar a inauguração das pinturas que compõem o painel criado por meio do projeto “Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos” no Colégio Arcoverde. A cerimônia está marcada para sexta-feira, 27, a partir de 19h, na quadra da instituição de ensino, e contará com as apresentações de Antônio Rocha Trio de Chorinho e Orquestra de Sopros de Valença, além de alunos do colégio. A confecção do painel, considerado o maior mural artístico a céu aberto do interior do RJ, contou com a participação de 17 artistas e de estudantes, totalizando 240 metros quadrados. Os temas das pinturas se relacionam com o bicentenário da cidade, celebrado em outubro, e educação.

A iniciativa, promovida pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), mantenedora do colégio, tem produção da empresa Mimos Brasil e apoio técnico-cultural da Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna. O Presidente da FAA, José Rogério Moura de Almeida Neto, ficou entusiasmado com a qualidade do painel. “Fiquei impressionado com o resultado final do mural do Colégio Arcoverde, desenvolvido pelo projeto ‘Educação em Traços e Tons – Valença 200 anos’. A combinação de arte, educação e história criou uma obra única que, tenho certeza, irá inspirar alunos, professores e toda a sociedade valenciana”, afirma.

Ainda segundo o Presidente da FAA, a inauguração no mês em que a cidade completa 200 anos pode ser considerada “emblemática”. “É mais do que um simples mural; é uma celebração visual da rica história de Valença. Essa iniciativa não apenas enriquece o ambiente escolar, mas também se torna uma contribuição valiosa para as comemorações do bicentenário, conectando as gerações presentes e futuras à herança cultural e educacional da cidade”, avalia, fazendo questão de “expressar meu agradecimento a todos os envolvidos no projeto, desde os artistas locais talentosos escolhidos por meio de chamamento público até os educadores dedicados.”

Por fim, José Rogério destaca a participação dos alunos do Colégio Arcoverde e celebra o resultado final da iniciativa: “A integração da educação com a cultura é evidente, e é notável que dois painéis tenham sido confeccionados por estudantes do nosso Colégio Arcoverde. Essa interação entre aprendizado e expressão artística não apenas embeleza nosso espaço, mas também fortalece os laços entre a comunidade escolar e a riqueza cultural de Valença. Que o mural seja um símbolo duradouro dessa união entre educação e cultura.”

São parceiros institucionais do projeto Prefeitura Municipal de Valença, Câmara Municipal, Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIVA), Academia Valenciana de Letras e Associação Balbina Fonseca.