A Cultura Maker vem revolucionando a educação, introduzindo uma abordagem que coloca os estudantes no centro do processo de aprendizagem. Essa abordagem visa cultivar a mentalidade de “faça você mesmo” (do-it-yourself – DIY, proporcionando um ambiente que incentiva os alunos a explorarem, experimentarem e criarem usando uma variedade de ferramentas e materiais.

Conheça os pilares da Cultura Maker

Mão na massa: Enfatiza a importância da aprendizagem prática e da experiência tangível.

Compartilhamento: Encoraja os participantes a compartilharem conhecimento, recursos e experiências uns com os outros.

Aprendizado aberto: Promove a ideia de que o conhecimento e as habilidades devem ser acessíveis e transparentes para todos.

Cultura do erro: Incentiva a experimentação e o aprendizado com os erros, valorizando o processo de tentativa e erro como parte integrante do crescimento e da inovação.

Criatividade: É fundamental para a cultura maker, pois impulsiona o processo de criação, exigindo novas abordagens para desafios do dia a dia. Sem criatividade e pensamento inovador, é difícil modificar, inventar ou transformar situações.

Colaboração: Também desempenha um papel crucial. Diferentes indivíduos têm perspectivas únicas e complementares sobre os problemas. Destacamos a diversidade de ideias e a importância do trabalho em equipe, onde o intercâmbio de conhecimentos é valorizado.

Que habilidades os alunos desenvolvem na cultura maker?

A importância da Cultura Maker na educação vai além do simples ato de criar objetos físicos. Ela estimula o desenvolvimento de competências do século XXI.  Além disso, a abordagem maker promove a autonomia e a confiança dos estudantes, pois eles aprendem a enfrentar desafios e a encontrar soluções por conta própria.

Os alunos desenvolvem uma variedade de habilidades enquanto participam da cultura maker, incluindo:

• Habilidades técnicas, como programação, design, e operação de ferramentas.
  • Pensamento crítico e resolução de problemas.
  • Criatividade e inovação.
  • Colaboração e trabalho em equipe.
  • Autonomia e habilidades de aprendizado autodirigido.
  • Compreensão prática de conceitos da metodologia STEAM que é uma abordagem educacional que integra as disciplinas de Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Arts) e Matemática (Mathematics).

Quais atividades podem ser realizadas nas escolas através da cultura maker?

As atividades maker podem englobar uma vasta gama de projetos e experiências práticas, incluindo:

• Construção de modelos e protótipos.
  • Programação e desenvolvimento de projetos de tecnologia.
  • Fabricação de objetos utilizando impressoras 3D ou outros equipamentos de fabricação digital.
  • Artesanato e trabalhos manuais, como costura, marcenaria ou cerâmica.
  • Experimentos científicos e projetos de engenharia.
  • Desafios de design e construção de estruturas.